sábado, 16 de junho de 2012

Star (1977)

Depois de lançar Entr'acte, as coisas se acalmaram um pouco para Françoise: ela passou a viver junto com Jacques Dutronc e constituiu literalmente uma família, as oportunidades com a astrologia a fizeram se dedicar a outro trabalho... No entanto, ainda que estivesse com os dois pés fincados neste novo mundo, a música ainda estava presente em sua vida. E como sempre costumava ser, suas canções refletiam os momentos de sua vida, tal como trilha sonora de um filme.

Durante o hiato 1974 - 1977, os trabalhos musicais foram isolados. Entre aparições na televisão, Françoise se juntou a Dutronc, Serge Gainsbourg e Jane Birkin para entoar uma versão a quatro vozes da canção Les p'tits papiers, em 1975. No ano seguinte, ela fazia um dueto com Birkin, reprisando a canção Comment te dire adieu. Françoise também lançaria um compacto com as canções Femmes parmi les femmes e Tu t'amuses, que fazem parte do filme Si c'était à refaire (Se fosse possível refazer), de Claude Lelouch.

No decorrer dos anos, Françoise, sem grandes pretextos pessoais, resolve lançar um novo disco. Para isso, ela firma acordo com a EMI. O álbum, nomeado Star - em referência a faixa-título, uma versão francesa da canção homônima de Janis Ian - reúne cinco letras compostas por Hardy e contribuições de outros compositores, incluindo Enregistrement, de Gainsbourg. Gabriel Yared ficaria responsável pela produção do álbum e também faria contribuções para o disco. Destaque para Chanson sur toi et nous, que refletia o período feliz na vida amorosa de Françoise Hardy. O disco representa uma transição na questão estética, mostrando as primeiras influências do funky e do jazz sobre a cantora. No entanto, o estilo só se tornaria mais sólido no ano seguinte, quando Hardy lançaria o disco Musique Saoule.

Françoise interpreta Chanson sur toi et nous em programa televisivo, em 1977


Outra faixa de destaque do disco é Flashbacks

Uma curiosidade é que Star foi o último disco de Françoise a se editado no Brasil. Durante 15 anos, os brasileiros foram contemplados, no total, com 15 discos da cantora. São eles: Tous les garçons et les filles (1964), Le premier bonheur du jour (1965), Mon amie la rose (1965), L'amitié (1965), La maison où j'ai grandi (1967), À quoi ça sert? (1968), Françoise Hardy en Anglais (1969), Comment te dire adieu (1969), Françoise Hardy (1970), La question (1972), Fleur de lune/Soleil (1973), If you listen (1974), Star (1977), Le disque d'or de Françoise Hardy (1977) e Françoise Hardy chante ses succès (1977).

1. Star (Françoise Hardy - Janes Ian)
2. Chanson sur toi et nous (Françoise Hardy - Gabriel Yared)
3. Enregistrement (Serge Gainsbourg)
4 - À vannes (Michel Jonasz)
5 - Flashbacks (Luc Plamondon - R. Vincent)
6 - L'impasse (Françoise Hardy - Pièrre Papadiamandis)
7 - Ton enfance (P. Grosz - Alain Goldstein)
8 - Je ne suis que moi (Françoise Hardy - Catherine Lara)
9 - Drôle de Fête (Françoise Hardy - William Sheller)
10 - Fatiguée (Françoise Hardy - Gabriel Yared)

BÔNUS:
• Comment lui dire adieu (Com Jane Birkin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário