segunda-feira, 18 de junho de 2012

Gin Tonic (1980)


Depois do sucesso de J'écoute de la musique saoule, Françoise Hardy continua influenciada pela onda do jazz e do funky, que se sobressaem frente ao seu típico estilo intimista e tranquilo. Ainda sobre produção de Gabriel Yared, o álbum Gin Tonic é lançado em 1980 e tem um aspecto diferente do habitual da cantora. Novamente, ela só escreve apenas uma canção do disco, que é a faixa homônima do disco.

Françoise parece estar disposta a seguir no novo estilo, apesar dos conflitos de identidade musical. A prova disso é que uma das fortes faixas do disco, Jazzy Retro Satanas, é a mais detestada pela cantora, de todo o disco. No entanto, para ela, era preciso abdicar de certas vontades pela realização maior do trabalho. Como ela própria já citou em uma entrevista, em 1982: "Eu sempre fui o que sempre fui. Amo as canções lentas, com violões ao fundo. Amo muito apenas as canções tristes."


Françoise interpreta Jazzy retro satanas em um programa de TV, em 1980



Álbum também traz canções no estilo de Françoise, como Que tu m'enterres

Ao mesmo tempo que dava vazão a sua criatividade musical, Françoise também colocava em prática seus conhecimentos na astrologia. Desde 1974, ela vinha trabalhando com Jean-Pièrre Nicola em uma revista especializada no assunto. Depois de seis anos, os trabalhos culminam em uma proposta do diretor da Rádio Monte Carlo, que confia a dupla um programa radiofônico naquela mesma estação. 


1. Jazzy retro satanas (Bernard Ilous - Gabriel Yared)
2. Branche cassée (Jean-Claude Vannier)
3. Âme s'trame drame (Alain Goldstein)
4. Si c'est vraiment vraiment vrai (Michel Jonasz)
5. Bosse bossez bossa (Michel Jonasz - Gabriel Yared)
6. Gin tonic (Françoise Hardy - Gabriel Yared)
7. Juke box (Michel Jonasz - Gabriel Yared)
8. Seule comme une pomme (Alain Goldstein)
9. Chanson ouverte (Alain Goldstein- Gabriel Yared)
10. Minuit minuit (Michel Jonasz - Gabriel Yared)
11. Que tu m'enterres (Michel Jonasz - Gabriel Yared)

Nenhum comentário:

Postar um comentário