sábado, 9 de junho de 2012

Et si je m'en vais avant toi (1972)


Uma vez concluído o álbum La question, restaria apenas um ano de contrato com a Sonopress, que terminaria entre 1972 e 73. Françoise Hardy então se prepara para lançar um último disco nessa assoaciação. No final de 1971, a cantora lança um compacto com a música T’es pas poli, um dueto com o comediante Patrick Dewaere. No final de 1972, sairia do forno o Et si je m’em vais avant toi.

Da mesma forma que o La question seguiu influências da bossa nova e da música brasileira, Et si je m’en vais avant toi incorporou um estilo mais rock dos anos 70. No entanto, o disco teve pouca adesão do público. A única música a se destacar e fazer sucesso foi La bérlue, que, na época, foi veiculada nas rádios. Também, essa foi a única canção do disco que chegou a ser trabalhada como single.

Contudo, o álbum lançado em 1972 é também uma obra singular no trabalho de Françoise. Além de apresentar um estilo renovado, todas as canções do álbum foram compostas por ela própria, com exceção de Bown bown bown, que é da dupla Tommy Brown e Micky Jones. Isso demonstra que o disco carrega uma forte carga emocional aliada a letras bastante confidenciais sobre a vida da artista. Vale lembrar que Bown, bown, bown chegou no Brasil um ano antes, em um EP, com letra em português de Nara Leão.

Pardon: Outra canção do disco que fez sucesso em 1972
Veja como Françoise Hardy analisa esse período de sua carreira:

     "Ainda bem que [no começo dos anos 1970] eu estava transbordando de energia, porque em termos profissionais eu me sentia desorientada. O primeiro álbum de Veronique Sanson [Amoureuse, de 1972] tinha acabado de sair e mexeu comigo em todos os aspectos - eu o escuto até hoje. A originalidade e qualidade das melodias, das letras, da produção e do canto eram tamanhas que todas as cantoras francesas me pareceram abandonadas, começando por mim. Trinta e cinco anos depois, é forçoso reconhecer que a entrada no cenário artístico francês de Veronique Sanson e Michel Berger, que co-produziu o álbum e lançaria o seu próprio pouco depois, deu o golpe de misericórdia no agonizante estilo iê-iê-iê que havia dominado os anos 1960.”

Ao mesmo tempo que produzia o álbum em francês, Françoise também editava o disco If you listen, com canções em inglês. Ainda que saísse naquele mesmo ano, o disco não teria tempo de ser distribuído pela Sonopress, o que renderia trabalho a distribuidora criada por Hardy, a Kundalini. Em 1973, novas associação e parceria renderiam mais um trabalho musical.


1. L'éclairage (Françoise Hardy)
2. Pardon (Françoise Hardy)
3. La bérlue (Françoise Hardy)
4. Bruit de fond (Françoise Hardy)
5. Le soir (Françoise Hardy)
6. Cafard (Françoise Hardy - Jacques Dutronc)
7. Où est-il? (Françoise Hardy)
8. Prisons (Françoise Hardy)
9. Quand mon amour va prendre l'air (Françoise Hardy)
10. Ma vie intérieure (Françoise Hardy)
11. Bown, bown, bown (Tommy Brown - Micky Jones)
12. Et si je m'en vais avant toi  (Françoise Hardy)  

BÔNUS:
• Nuit d'été (Georges Chatelain, Jean-Max Rivière – Françoise Hardy) (B-side do single La bérlue)
• T'es pas poli (Com Patrick Dewaere) (Patrick Dewaere)

Nenhum comentário:

Postar um comentário