domingo, 27 de maio de 2012

Françoise Hardy canta per voi in italiano (1963)

Depois do estrondoso sucesso de Tous les garçons et les filles na França, rapidamente o hit se alastrou pelos países vizinhos. Françoise logo estava cantando também nas rádios da Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha. Com sua participação no Festival Eurovision, em 1963, a imagem de Françoise tornou-se ainda mais conhecida no exterior, o que levaram os produtores da Vogue a quererem fortalece-la. Em 1963, saiu a primeira versão da principal música de Hardy em italiano: Tous les garçons se transformou em Quelli della mia età, fazendo com que a música se tornasse um sucesso ainda maior naquele país.


Na verdade, o sucesso de Tous les garçons... foi grande no mundo todo. A canção se tornou um clássico francês que é conhecido até hoje. De 1962, muitas versões foram feitas da canção e muitos cantores a interpretaram. No Brasil, por exemplo, Eny Mara registrou, em 1964, uma versão em português, intitulada A idade do amor. Em 1991, as paquitas da Xuxa fizeram uma tradução que é mais popular, chamada Alguém para amar.


Com a consagração do público, Françoise Hardy sentiu-se segura o suficente então para lançar o seu primeiro álbum em língua estrangeira. Depois de alguns compactos com canções traduzidas, o LP Françoise Hardy canta per voi in italiano saiu em 1963 mesmo. O álbum reúne 10 canções, sendo oito composições próprias, dos dois primeiros discos de Françoise, versionadas por Vito Pallavicini ao italiano, incluindo a canção do festival, L'amour s'en va, que logo se tornou L'amore va.

A boa aceitação do disco faria com que Françoise Hardy se arriscasse nos anos seguintes a cantar seus sucessos em italiano, bem como em outros idiomas.



1. L'età dell'amore (Le temps de l'amour)
2. Il tuo migliore amico (Ton meilleur ami)
3. È all'amore che penso (C'est à l'amour auquel je pense)
4. Una ragazza come le altre (Une fille comme tant d'autres)
5. Quelli della mia età (Tous les garçons et les filles)
6. L'amore va (L'amour s'en va)
7. Ci sto (J'suis d'accord)
8. Per tanto tempo (Bien longtemps)
9. Oh oh chéri (Em italiano)
10. Io vorrei capirti (Saurai-je)

Um comentário: